Agricultores do milho
Tipo de empreendimento: Milho
Localização: Tocantins
Referências:
- "Agricultores do Tocantins preparam plantio do milho safrinha", EBC Rádios, 12//02//15
- "Tocantins dá início ao plantio da primeira safra de milho", Agroeste, 03//11//14
Descrição:
A produção agrícola no Tocantins ganha espaço, cada vez mais, na diversificação do plantio. Neste período que se inicia a colheita da soja, acontece também o início do plantio do milho safrinha como mais uma alternativa de renda para os produtores rurais, principalmente os agricultores familiares. O 1º levantamento da Conab prevê um total de produção de milho para a safra 14/15, referente à primeira e segunda safras, deve chegar à 691,8 mil toneladas com uma produtividade de 4.554 Kg/ha em uma área total plantada de 151,9 mil hectares.
Primavera Alimentos
Nós somos um produtor de alimentos no Brasil com origens de volta para 1950. A atual empresa de construção civil é de cerca de 14 anos. Atualmente temos escritórios afiliados em Canadá, Dinamarca e no Oriente Médio. A sede está no estado brasileiro do Tocantins.
A empresa é proprietária de 350 mil hectares de terra, principalmente no Tocantins, mas também nos estados do Maranhão e Bahia.
A soja é o nosso principal cultura, mas também produzir outras culturas, como o milho amarelo. Nossa capacidade de produção potencial da soja é de 1.000.000 toneladas por ano.
Governo do Estado do Tocantins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Tipo de empreendimento: Produção de arroz
Localização: Tocantins
Referência:
Descrição:
A formação de uma parceria entre o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fortalece a cadeia produtiva do arroz. A notícia foi divulgada no dia 12 de janeiro na página da internet do Ruraltins. o longo de cinco anos de cooperação entre as duas instituições, mais de 100 Unidades Demonstrativas (UDs) do arroz terras altas foram instaladas e, para este ano, a meta é instalar mais 14 UDs. Os municípios que irão receber as unidades demonstrativas do arroz terras altas são: Araguatins, Wanderlândia, Caseara, Nova Rosalândia, Marianópolis, Porto Nacional, Natividade e Gurupi.
Cooperativa agroindustrial do Tocantins (COAPA)
Hoje a Coapa, reconhecida pela Campo e Ministério da Agricultura como cooperativa oficial do Prodecer III, tem desempenhado um papel importantíssimo na região de Pedro Afonso. Tendo como parceiro o Governo do Estado do Tocantins, que viabilizou a recepção dos grãos produzidos e aliada à profissionalização do seu quadro de colaboradores, bem como pela respeitabilidade e credibilidade conquistadas ao longo deste período, representa cada vez mais a voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins.
Área de atividades: agricultura, especificamente grãos (soja, milho e sorgo), fruticultura, viveiro de Mudas, Laticínio, captação de leite, comercialização (defensivos agrícolas, comercialização de sementes, comercialização de adubos e produtos agroveterinários em geral), assistência técnica, atendimento às associações do Programa Nacional de Crédito Fundiário, assistência técnica extensionista a pequenos produtores, agricultura familiar e para produtores de soja e outros grãos.
Embrapa Soja e Fapcen
Tipo de empreendimento: Produção de soja
Localização: Tocantins, Maranhão e Piauí
Referências:
- "Embrapa soja motiva pesquisas novas variedades centro tocantins", CANALRURAL, 10//02//14
- "Embrapa Soja e Fapcen lançam cultivares de soja competitivas para Norte e Nordeste", Embrapa, 11//05//15
- "Embrapa Soja percorre estados produtores para aprimorar pesquisa", CANALRURAL, 14//07//15
Descrição:
A Embrapa Soja e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) lançam no dia 11 de maio de 2015, duas cultivares de soja: a BRS 8590 e a BRS 8890RR, durante o Agrobalsas, realizado de 11 a 15 de maio de 2015, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA). A BRS 8890RR é indicada para o norte do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí (REC 501) e nordeste do Maranhão (REC 502); e a BRS 8590 é indicada para a REC 501.
Agropecuaria São Francisco de Assis
Atividade principal: Criação de bovinos para corte.
Atividades secundárias: Cultivo de arroz, milho e soja.
Eco Brasil e plantação de Eucalipto no Tocantins
Tipo de empreendimento: Silvicultura, plantação
Localização: Municípios de São Bento do Tocantins e de Palmeirópolis
Referências:
- “Plantação de Eucalipto deve aumentar em mais de 1000% no Tocantins” Conexão Tocantins 27//05//11
- “Empresa investirá 2,5 bilhões no plantio de eucalipto e indústria de celulose no norte do Tocantins” Araguaína Notícias 31//03//15
- “Agricultura busca alternativas para comercialização do eucalipto tocantinense” Portal Tocantins 30//03//16
Descrição:
O Tocantins conta, atualmente, com cerca de 160 mil hectares de eucalipto, sendo que boa parte deste plantio se encontra em fase de corte e sem perspectiva de destinação comercial. A plantação está concentrada nos municípios de São Bento do Tocantins, Norte do Estado e Palmeirópolis, região Sul do Estado.
A Eco Brasil é o maior projeto florestal independente do país e foi fundada em 2007. Tem o objetivo de desenvolver projetos de reflorestamento em larga escala, visando os vários usos da madeira. No Estado, já adquiriu cerca de 150.000 hectares e até antes da liberação do crédito, tinha o plantio de 43.000 deles. Segundo a revista Exame, o projeto da Eco Brasil prever o investimento de R$ 1 bilhão em florestas no norte de Tocantins até 2017. E o total dos investimentos atingirá R$ 2,5 bilhões, com a construção da fábrica, para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. Para isso, o empresário busca parceiros fortes para colocar em prática seus planos.
Multigrain
Multigrain opera no comércio internacional de commodities agrícolas como de soja, algodão, trigo, açúcar, fertilizantes e etanol, atuando na produção,comercialização,processamento e logistica
Multigrain, através de sua subsidiária XinguAgri, possui mais de 100.000 hectares de gleba de terras cultivadas altamente produtivas em três dos estados agrícolas mais importantes do Brasil; Maranhão, Minas Gerais e Bahia. Nessas glebas, a empresa produz soja, algodão e milho, predominantemente para fins de exportação.
As atividades agrícolas na Bahia, Minas Gerais e Maranhão, combinadas com os armazéns de origem localizados no Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Maranhão, faz da Multigrain uma empresa que literalmente trabalha no campo entre produtores agrícolas. Equipes treinadas e totalmente qualificadas de agrônomos acompanham e monitoram os campos usando sistemas GPS e aplicando as melhores práticas agrícolas.