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PROGRAMA DE DESENVOLVIMIENTO REGIONAL DA AREA DE INFLUENCIA DA FERROVIA NORTE-SUL NO ESTADO DO TOCANTINS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AREA DE INFLUENCIA DA FERROVIA NORTE-SUL NO ESTADO DO TOCANTINS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AREA DE INFLUENCIA DA FERROVIA NORTE-SUL NO ESTADO DO TOCANTINS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AREA DE INFLUENCIA DA FERROVIA NORTE-SUL NO ESTADO DO TOCANTINS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AREA DE INFLUENCIA DA FERROVIA NORTE-SUL NO ESTADO DO TOCANTINS

ESTRATÉGIAS E PROJETOS: TRANSPORTE E LOGÍSTICA

VALEC

Período 2008 - 2010: EVTE - FNS - Ferrovia Norte SulO presente relatório tem por objetivo apresentar os estudos e as adequações necessárias no Tramo Sul da Ferrovia Norte Sul (FNSTS), visando ao atendimento do Edital de Licitação de Subconcessão para Exploração Comercial no trecho Porto Nacional (TO) ao Pátio de Conexão (SP) com a América Latina Logística – ALL Malha Paulista, no Sistema de Contratos Operacionais Específicos. 

Obter informação do trams:

Obter documentação:

Tramo Norte

Tramo Sul:

 

Período de 2011 a 2012:

- EVTEA - FNS - Açailândia - Belém: O projeto ferroviário pertence a EF 151 Ferrovia Norte Sul com extensão de 477 km em bitola larga de 1,6 m com 18 desvios de cruzamentos e 2 pátios um em Açailânida e outro em Belém com raio mínimos de 342,8 m (apenas 6 curvas) e rampas de 0,6%. Terá uma velocidade de 80 km/h para trens de vagões vazios e 60 km/h para trens com vagões carregados.

Este percurso será feito em aproximadamente 8,5 horas. Atenderá as demandas dos régios de influencia nos estados que cruza e outros que se originam fora de trecho ferroviário ora em estudo. No primeiro ano terá uma demanda prevista de 7,5 milhões de toneladas e a partir de 2020 receberá outras 50 milhões de toneladas de minério de ferro oriundos de Carajás.

 

 

 

 

Mapa Ferrovias 2015 (PDFPDF)

Web

CFA, 2012

O atual governo brasileiro ao anunciar o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI)/ “Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias”, em agosto de 2012, instalou uma nova luta dos contrários na sociedade brasileira. Para sermos mais específicos, com o PNLI uma institucionalização da unidade dos contrários foi estabelecida, já que os setores público e privado irão (pelo menos é que se espera), de forma coadunada, implementar projetos que visam reestruturar os equipamentos de transporte e mecanismos logísticos em solo brasileiro, com o objetivo de aumentar a competitividade no país e gerar efeitos multiplicadores. Portanto, o Estado diz onde investir com qualidade, que tarifas cobrar, estipulando preços que possam ser pagos pelo usuário e faz intervenções para que os benefícios à sociedade apareçam. Todavia, quem vai dizer como investir é a iniciativa privada. Logo, neste artigo pretendemos discutir porque uma institucionalização dos contrários está sendo inaugurada com o mais recente Plano do governo brasileiro, como também, a intenção lançar as primeiras perguntas sobre quais interações espaciais estão por vir.

Web

Ministério de Transporte

O Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias tem como objetivo dotar o país de um sistema de transporte adequado às dimensões do Brasil. Tendo como base um modelo de investimentos que privilegia a parceria entre o setor público e o privado, a iniciativa prevê a adoção de contratos de concessão no caso das rodovias e das ferrovias.

O programa ferroviário tem como diretrizes principais: provisão de uma rede ferroviária ampla, moderna e integrada; cadeias de suprimentos eficientes e competitivas; e modicidade tarifária.

O programa contempla um novo modelo de concessão, em que os concessionários serão gestores da infraestrutura ferroviária, responsáveis pela infraestrutura, sinalização e controle da circulação de trens.

Web Ministério de Transporte

Web Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão

Prefeitura Municipal de Aguiarnópolis (2004)

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

O Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH), lançado no dia 19 de fevereiro de 2013, foi concebido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) visando a dois objetivos centrais: um estudo detalhado sobre as hidrovias brasileiras e a indicação de áreas propícias para instalações portuárias. Para atingir ao primeiro objetivo, idealizou-se o projeto intitulado “Desenvolvimento de Estudos e Análises das Hidrovias Brasileiras e suas Instalações Portuárias com Implantação de Base de Dados Georreferenciada e Sistemas de Informações Geográficas”.

Um dos objetos do PNIH, foi analisar diferentes cenários logísticos, buscando avaliar a criação de terminais hidroviários e alternativas de escoamento utilizando as hidrovias nacionais, inserida à matriz de transporte brasileira, a partir de trechos hidroviários já navegados na atualidade ou potencialmente navegáveis.

Web

Ministério dos Transportes

O PNLT representa a retomada do processo de planejamento no Setor Transporte, dotando-o de estrutura permanente de gestão, com base em sistema de informações georeferenciadas, contendo os principais dados de interesse do setor, tanto na parte da oferta, quanto na da demanda. Também se destacam os seguintes objetivos de grande relevância:

  1. Identificação, otimização e racionalização dos custos envolvidos em toda a cadeia logística adotada entre a origem e o destino dos fluxos de transportes;
  2. Adequação da atual matriz de transportes de cargas no País, buscando a permanente utilização das modalidades de maior eficiência produtiva.

www.transportes.gov.br

pnlt.imagem-govfed.opendata.arcgis.com

Base de Dados Georreferenciados PNLT 2010

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Elaine Maria da Silva, 2010

O presente documento tem como objetivo apontar elementos que possibilitem a análise a cerca dos impactos da Ferrovia Norte Sul nos municípios do Tocantins por onde percorre o empreendimento, tendo como base de estudo o município de Aguiarnópolis, primeiro município a receber a infra-estrutra e iniciar sua operação no Estado. A relevância do tema se deve ao fato de que a infra-estrutraçao no Brasil vem tempos sendo trabalhada como medida para a integração do território nacional e para a promoção do desenvolvimento do interior do país.

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Conselho Federal de Administração (CFA), 2013

Nas últimas décadas, a infraestrutura logística brasileira avançou pouco, de forma fragmentada e com parcos investimentos. Agora, um novo modelo visa garantir a este setor estratégico seu lugar de relevância no desenvolvimento sustentável da nação.

PBLog e um estudo que engloba as diversas ações relacionadas à logística do país. Este plano baseia-se na Teoria Geral de Sistemas, desenvolvida por L. von Bertalanffy, que definiu sistema como um todo organizado, formado por elementos interdependentes, rodeado por um meio exterior (environment). É exatamente isso que o documento pretende mostrar: um sistema formado pelos modais ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo, dutoviário e infoviário que se relacionam e se integram em uma cadeia de infraestrutura logística.

Web CFA

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